Athos News

Manual de redação do enem

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2017/manual_de_redacao_do_enem_2017.pdf

Devocional

O MUNDO ACABA ONDE A VISÃO ALCANÇA

 

“Olhe firme para frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado” (Provérbios 4:25 NTLH).

 

Uma pequena fábula lança luz sobre o que quero falar hoje.

Um pintinho pergunta para seu pai:

- Pai, o mundo termina ali, na cerca?

O pai dá uma gostosa gargalhada e diz:

- Não, meu filho! O mundo é muito maior do que isso. Venha, vou lhe mostrar uma coisa. Então o galo sobe no telhado mais alto da fazenda e leva seu filhote com ele. O pintinho fica admirado com aquela nova e magnífica visão do mundo e compreende porque seu pai riu tanto, pois o cercado do galinheiro, agora era apenas um pequeno detalhe naquela bela paisagem. O galo, então, todo orgulhoso, lhe pergunta:

- Está vendo aquelas montanhas lá adiante?

- Sim, papai!

- Pois é, meu filho, é lá que o mundo termina. 

- Uauuuu! Exclamou o pequenino pintinho.

Assim como na historinha acima, no texto sagrado também há lições. Vejamos:

Primeira, tenha um objetivo. Alargue sua visão. O texto diz: “olhe firme para frente”. Evite a inconstância. Evite olhar para os lados. Não se distraia olhando para as margens da estrada da vida. Olhe firma para frente!

Segunda, confie em Deus. Não basta ter um grande objetivo é preciso entregá-lo ao Senhor e confiar nele. Confie em Deus seus caminhos, seus projetos, seus sonhos.     

Terceira, não desista dos seus sonhos. O texto diz: “não abaixe a cabeça”. Cabeça baixa, visão baixa. Quanto mais baixa a cabeça, menor a visão de mundo. Foi Agostinho quem disse: “Dois homens olharam através das grades da prisão: um viu a lama, o outro as estrelas”. Para onde apontam seus olhos se estende a visão de mundo.

 

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a direcionar minha visão para as coisas do alto. Dá-me forças para lutar pelos meus sonhos.  

Meditação para Hoje

VIVA A VIDA COM SABEDORIA

 

"Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção" (Eclesiastes 5:18).

 

L. Smith disse apropriadamente que "existem dois objetivos na vida: o primeiro, o de obter o que desejamos; o segundo, o de desfrutá-lo. Apenas os homens mais sábios realizam o segundo". O texto sagrado também expõe essa verdade e outras. Vejamos:

Primeira, desfrutar a vida é para poucos. O sábio diz: "Eis o que eu vi". Infelizmente, muitos buscam desesperadamente ganhar, possuir, ter, mas poucos desfrutam com prazer aquilo que conquistaram. Raramente se vê ou se ouve falar de alguém que desfrutou a vida com sabedoria e intensidade.

Segunda, ser feliz não é pecado. Note o que diz o texto: "boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho". Parece loucura, mas alguns se privam de ser felizes. Outros acham que ser feliz é pecado.

Terceira, a vida é passageira. O texto sagrado acima diz: "durante os poucos dias da vida". Charles Chaplin sabia disso quando disse: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Viva cada segundo intensamente, pois a vida é passageira. Sobre isso bem disse Sêneca um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida".

Quarta, cuidado para que ao desfrutar das alegrias desta vida você não se esqueça dAquele que proporcionou tudo: Deus. O texto diz: "da vida que Deus lhe deu". O maior bem que você tem é a vida e foi Deus quem a deu. Muitos se embriagam com as delícias da vida e se esquecem de quem é o dono da vida. Viva a vida ao lado do dono da vida.

 

ORAÇÃO: Querido Deus, eu te agradeço por tudo que já conquistei até agora, mas te peço que me dê sabedoria para viver a vida reconhecendo a cada momento que tudo vem de Ti, Senhor.

Meditações

Alerta

“Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aqueles que por eles morreu e ressuscitou”. (2Co 5:15)

Podemos nos perguntar: O que temos a ver com a vida dos outros?  Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado? As pessoas têm o direto de escolher seu caminho, não é? Ninguém tem nada a ver com a vida dos outros- aliás, tentar interferir é invasão de privacidade. Todavia, Deus criou o homem para que tivesse um relacionamento com Ele e também com os outros homens. Deus expressou a sua lealdade para com o seu povo quando disse a Ezequiel que ele era o sentinela do povo de Israel. Portanto ele tinha o dever de   alertá-los sobre as coisas erradas inconsequentes. Se ele nada dissesse e um justo desviasse do caminho reto ele seria cobrado.

Esta palavra também deve servir para nós, pois também somos responsáveis pelas pessoas que nos cercam. Se percebermos que uma pessoa amiga passa por momentos difíceis devemos alertá-la. Não podemos viver alheios aos outros, suas escolhas nos interessam sim! Olhe a sua volta, peça a orientação de Deus e cumpra a sua missão como sentinela.

 

Oração: Querido Deus  não permita que eu feche os meus olhos para as pessoas que necessitam da minha ajuda. Amem!

Novas Meditações

Acesse e confira as novas meditações, contribuirão para o seu crescimento, amadurecimento, em todas as áreas da sua vida!

Clique aqui e confira

Athos no Facebook

Athos & Meditações

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis

"Eu gostei de aprender de forma prática sobre os paralelos e meridianos. Eu gostei de fazer a bola com a minha mãe, usando barbante, cola de isopor e alfinetes".  Ana Cecília - 6º ano A

«
»