A CORAGEM DE UM HOMEM

A CORAGEM DE UM HOMEM

 

“Vós portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, decaia da vossa firmeza”. (2Pe 3.17)

 

Não é fácil manter-se numa atitude de firmeza e solidez, quando à nossa volta campeia a liberdade; quando todos cedem e ainda tentam nos arrastar e envolver. E é nisso que repousa a maior dificuldade, porque aqueles que se deixam levar, via de regra se transformam numa ameaça à nossa coragem de sustentar uma posição tomada.

Um certo Almirante do Exército Americano, um daqueles homens que veio ao mundo com estrela do mérito e da vitória. Um de seus comandados, indisciplinado e incorrigível, sofrera por ordem do almirante, as punições regulamentares. E sendo por natureza de índole má, concentrou contra seu chefe um ódio profundo, sem esconder o fato. Até, pelo contrário, extravasava entre os colegas, a cada passo e a cada momento, o seu rancor abominável, dizendo:

- Ah! Mas ele me paga... Hei de me vingar, custe o que custar. Juro, por tudo o que de mais sagrado, que o almirante há de pagar o que fez e com a própria vida.

Esse estado de espírito foi contagiando os colegas, até que um deles contou tudo ao Almirante, a fim de lhes resguardar a segurança. O almirante ouviu sem nada dizer e quando foi no dia seguinte, pela manhã, mandou chamar o seu subordinado. Ao vê-lo entrar, o almirante fechou a porta e, em mangas de camisa, desarmado, sentou-se, e entregando ao suposto inimigo uma navalha muito bem afiada, disse-lhes simplesmente:

- Mandei chama-lo para que me fizesse a barba hoje.

O rude soldado, desmontando ante a coragem e ousadia do seu superior, começou a tremer, estarrecido e cheio de medo.

- Vamos, soldado! – Insistiu o almirante, ajeitando-se na cadeira com toda a calma – Faça-me a barba moço!

- Não posso senhor... estou muitíssimo nervoso – respondeu o valentão, afastando-se cabisbaixo enquanto o almirante sorria.

Coragem não é sinônimo de valentia, de atitude desrespeitosa, de intenção em prejudicar os outros, ou simplesmente levar vantagem, seja nas relações de negócios ou nas relações de amizade. Coragem é sinônimo de respeito, determinação em dizer a verdade, dizer sim às boas atitudes e dizer não para tudo aquilo que não é correto.

 

Oração: Senhor Deus não permita que eu venha faltar com a verdade por falta de coragem, pois sei que vem do Senhor.  Amém

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis

"Eu gostei de aprender de forma prática sobre os paralelos e meridianos. Eu gostei de fazer a bola com a minha mãe, usando barbante, cola de isopor e alfinetes".  Ana Cecília - 6º ano A

«
»