Meditações

O “ROLEZINHO” DA MORTE

O “ROLEZINHO” DA MORTE

 

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores [...] Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1:1,5).

 

No dia 11 de janeiro deste ano Lucas Lima organizou o que ficou conhecido como “rolezinho” no Shopping Metrô Itaquera em São Paulo. O evento acabou em confusão com a Polícia Militar usando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar cerca de 3 mil jovens, enquanto lojistas desesperados fechavam as portas. A proporção que tomou o “rolezinho” levou Lucas Lima a ter mais de 56 mil seguidores no Facebook.

Mas, infelizmente, no último sábado, dia 5, Lucas deu seu último “rolezinho” num baile funk onde foi morto espancado com apenas 18 anos de idade.

O texto sagrado acima apresenta algumas lições preciosas que certamente Lucas Lima desconhecia. Vejamos:

Primeira, quem anda “no conselho dos ímpios” se distancia da felicidade. Note o que diz o texto: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios”. Um “rolezinho” com os ímpios pode custar a felicidade. Andar sob a orientação daqueles que não conhecem ao Senhor é risco enorme.

Segunda, se deter no caminho dos pecadores é se desviar do caminho da felicidade.Mais uma vez, note o que diz o texto: “não se detém no caminho dos pecadores”. Parar no caminho dos pecadores é se atrasar para experimentar uma vida feliz. Parar com os pecadores e estacionar na vida.

Terceira, quem se assenta na roda dos escarnecedores se levanta da cadeira da felicidade. Ter cadeira cativa entre os escarnecedores é abrir mão de ser feliz. Assentar-se com os escarnecedores é brincar com a felicidade.

O texto apresenta os verbos que mostram a progressividade do “rolezinho” da morte: “anda”, “detém” e “assenta”. Tudo começa com um “rolezinho” com os ímpios, uma parada com os pecadores e finalmente uma cadeira cativa com os escarnecedores. A última palavra do salmo é “perecerá”. A última palavra na vida daquele que inventou o “rolezinho” foi morte.

 

ORAÇÃO: Querido Deus, livra-me de andar com aqueles que não têm compromisso com o Senhor. Livra-me, ainda, de parar com os pecadores e de me assentar na roda dos escarnecedores.

 

Athos no Facebook

Athos & Meditações

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis

"Eu gostei de aprender de forma prática sobre os paralelos e meridianos. Eu gostei de fazer a bola com a minha mãe, usando barbante, cola de isopor e alfinetes".  Ana Cecília - 6º ano A

«
»