Meditações

O PIOR DOS MEDOS

O PIOR DOS MEDOS

 

“Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará" (Deuteronômio 31:6).

 

As palavras acima são de Moisés ao povo antes de morrer. Nelas há incentivos e lições maravilhosas para continuarmos a jornada. Vejamos:

Primeira, ser forte não significa ser corajoso. Vivemos dias de culto ao corpo. Basta passar alguns minutos num shopping da cidade para contarmos dezenas de “marombados”. Alguns exibem bíceps enormes, mas não tem coragem de estudar, trabalhar, ajudar. Muitos têm músculos, mas não têm cérebro. Nem sempre músculos são sinônimos de coragem. Mostrar músculos é fácil, já coragem...

Segunda, o medo é de dentro para fora. Note o que diz o texto: “não temais, nem vos atemorizeis diante deles”. Antes de temer o que conseguimos enxergar há um medo maior no coração. O medo interno é pior que o medo do inimigo. O medo de não conseguir é pior que a derrota. A derrota nasce no coração. O pior dos medos não é o que nos ameaça, mas o que nos aprisiona. Muitos para mascarar seus medos internos apontam para a ameaça externa. O primeiro dos medos a ser vencido é o do coração. A vitória começa quando vencemos nossos medos internos.

Terceira, nada pode deter quem é ajudado por Deus. O povo estava na iminência de entrar na “terra prometida”, muitos eram os inimigos. Havia muita terra para ser conquistada. Muitos seriam os medos, mas o Senhor deu três boas razões para o povo continuar a caminhada: “o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará". Ainda que as lutas sejam grandes o inimigo numeroso, temos a companhia do Todo-Poderoso.

A grande diferença entre os covardes e corajosos é que o primeiro morre várias vezes e é esquecido, o segundo experimenta a morte apenas uma vez e entra para a história. Com a companhia e ajuda de Deus somos invencíveis.

 

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me primeiramente vencer meus medos internos. Ajuda-me a confiar no Senhor para conquistar aquilo que o Senhor já me prometeu.  

Athos no Facebook

Athos & Meditações

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis

"Eu gostei de aprender de forma prática sobre os paralelos e meridianos. Eu gostei de fazer a bola com a minha mãe, usando barbante, cola de isopor e alfinetes".  Ana Cecília - 6º ano A

«
»